domingo, 20 de maio de 2007

Sensibilidade...

Por: Ingrid Fernandes

Lendo o blog, da minha amiga Márcia, me emocinei. Por dois motivos: um texto bem escrito e a lembrança da sua infância, dos seus sonhos... Através daquele perfil pude enxergar a Márcia, pude me enxergar... Voltar a minha infância, em que não ficava suja de lama, como descreve minha amiga, mas achava que o mundo era cor-de-rosa. E achava que pudia tudo. E achava que não existia maldade. Fome. Necessidade. Só quando descobri essas coisas, soube que o mundo não era cor-de-rosa, mas da cor que eu quiser que ele seja, que eu fizer que ele seja.
A Márcia falou, ops! escreveu, a respeito de um mundo novo, alternativa para tudo isso que aí está, imaginei este mundo. Nele o comunismo não seria utopia, a educação seria prioridade, efetivamente, não como neste mundo que ela se torna prioridade apenas nas falácias do discurso político. Eqüidade. Igualdade, Solidariedade, Fraternidade seriam realidade.
Navegando por outros blogs, visitei o "poucas-boas" e me deliciei, novamente com um texto bem escrito. O autor do Blog fazia um relato sobre as diferenças entre a Autrália e o Brasil. Loucura?!Diferente demais para se comparar?! Pode até ser, mas constatei algo: necessitamos viajar para saber que existem lugares em que podemos andar nas ruas de madrugada sem nos preocuparmos em sermos roubados, violentados, mortos. Mas simplesmente sair, andando e curtir o finzinho da noite. Andar para curtir a madrugada?! Inconsequente?! Neste país, nesta cidade, completamente. Mas fiquei a imaginar, a viajar... e nessa viagem é que entra a música do Baleiro. Ela representa bem esse momento, essa viagem: "ando tão a flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar". Sensiblidade, uma faca de dois gumes, num mundo com uma concorrência exacerbada, sem tempo pra nada. Coordenado pela lei de Murphy que determina que se algo tiver que dar errado ele vai dar errado, e da pior maneira possível. Pessimista, não?!
A sensibilidade está cada vez perdendo mais espaço, na vida das pessoas. Sensibilidade para ler um bom texto e identificar nele alma do autor, para contemplar a noite, as estrelas, um bom filme, uma boa música...
Neste mundo em que tudo nos é roubado: os sonhos, os direitos (que nem sabemos, na maioria das vezes que os temos), os desejos, só peço que não me roubem a minha sensibidade, para que eu ainda consiga sentir o cheiro da manhã, do meu amor, e de chorar e me emocionar com felicidade ou com a dor.
Beijo carinhoso, até a próxima.

5 comentários:

Adriany C. Santos disse...

oi, adorei o "caçador de mim!"
A nossa mais árdua e prolongada busca é sem dúvida a do nosso próprio eu, que inicia-se dentro do nosso complexo mundo interior, e finda-se sabe Deus onde...é preciso muita sensibilidade e coragem para inicir esta busca. Quando falo em sensibilidade,não confundamos com aquelas manifestações habituais de emoções, de quando vemos um bom filme ou damos um adeus inevitável.
Falo em coragem, porque certamente nessa busca, nós nos surpreenderemos com nós mesmo, com o que pensavamos que eramos... e em sensibilidade porque para percebermos nossas concepcões, sentimnetos e desejos em meio ao turbilhão de influêcias, ela será fundamental... haja coragem e sensibilidade para todos nós, nessa busca.
um grande abraço, carpe-diem pra vc!!

Marcel Nogueira disse...

Olha Guigui, não vou me desmanchar em filosofias, porque andou meio atarefado e pensar cansa muito. Quero dizer apenas que te acho 10 e você faz coisas interessantes, inteligentes, além de ser a maior gata. Agora se você parar de atualizar o blog eu vou deixar de acessá-lo. Beijos
marcel

Anônimo disse...

E como diria domingos cardoso...
Ingrid pára com isso...

Pára não continue a escrever...

Legal seus textos


FICA comDeus

Sandra disse...

OI! Comadre, sabe por que te amo? Não? Por que descobri um pedacinho de mim em você. Quero que nossos filhos saibam se amar e se respeitar como nós. Que Deus abençõe você e o Gui.
Beijos!

Ingrid disse...

Olha só o que encontrei pela blogosfera, uma xará minha e que esreve muito bem...

Gostei do Blog,

;) Ingrid Fernades²